Resenha: Oz, Mágico e Poderoso

Olá pessoas!
Serei sincero: nunca assisti ao antigo filme do Mágico de Oz de 1939. Sabe, aquela história com a Doroth, o cão totó e seus amigos bizarros: o espantalho, o homem de lata e o leão covarde? Pois é, vi vários trechos clássicos deste filme, mas nunca de fato o assisti. Meu entendimento sobre o Mágico de Oz vem dos desenhos que assisti na infância sobre a série, ambientado anos após os fatos da história do primeiro filme. Entretanto, tudo isso me preparou o suficiente para o que estava por vir: Oz, mágico e poderoso!

A terra de Oz é um lugar fabuloso e, no mínimo, estranho, digna dos cenários mais bizarros e divertidos. Ela me lembra muito as maluquices que Alice encontrou em suas aventuras, o que deve fazer todo sentido dada a época de criação dos livros. Lançado em 1900, pelo autor L. Frank Baum, o Maravilhoso Mágico de Oz foi o primeiro de 40 livros considerados cânon da série. Isso mesmo, você não leu errado. Foram 40 livros! Entretanto, apenas 14 foram escritos pelo autor original ao longo de 20 anos.

Sendo uma espécie de “história antes da história”, o filme nos mostra quem foi Oz, um mágico de circo itinerante, e como ele foi parar na terra com o nome dele, onde estava destinado a ser grandioso, algo que sempre buscara e o afastara da verdadeira grandeza. É uma aventura sobre autodescoberta, cheia de lições de moral bacanas e respeito àquilo que realmente importa.

O filme é realmente fabuloso, com uma ótima trilha sonora e efeitos visuais, muito humor, drama e até um pouco de terror, mas este bem infantil, o que vale para a proposta do filme. Mesmo porque, qual criança não teria medo de uma bruxa verde com uma risada incrivelmente maligna e clichê? Com um bom andamento, quase me desligando das cenas uma ou duas vezes apenas, este é sim um filme ótimo e que vale a pena ser assistido com toda a família. Só o que posso fazer é parabenizar o senhor Sam Raimi e a Disney pelo ótimo filme.


Nota: 4 de 5

Lembre-se: deixe sua descrença de lado ao entrar na Terra de Oz! XD
Até and Bye...

Comentários