Fate Core: Apresentando os Aspectos

Olá pessoas!
Para quem não sabe, a Evil Hat Productions lançou há algum tempo o Fate Core, o livro básico do sistema, onde você pode baixá-lo de graça e dá o seu apoio ao projeto a maneira que desejar através do site deles. Entretanto, o sistema FATE não foi apresentado ao mundo apenas com este lançamento, mas vem compondo produtos premiados ao longo dos últimos anos, como Espírito do Século (Retropunk) e Dresden Files (Evil Hat).

Eu considero o Fate Core a revisão que o sistema precisava. Como ele foi sendo adequado para cada mídia que pretendia adaptar, acabou que o mesmo foi sendo revisado a cada nova publicação, mudando alguns detalhes a cada nova publicação. Foi assim que o produto final “Fate Core” foi criado, para o deleite de pessoas que, assim como eu, adoram sistemas brutos para trabalhar o que bem entender.


Aula de história dada, é tempo de focar no que realmente quero tratar hoje: os Aspectos. Se existe uma mecânica que mudou a minha forma de ver e jogar RPG nos últimos anos foram os danados dos Aspectos. Você não sabe do que estou falando? Ora, ora, vamos remediar isto. De acordo com o Fate Core, página 56, o Aspecto é uma frase ou palavras que descrevem algo único ou digno de nota sobre o que se está descrevendo. Não entendeu? É tipo assim: imagine um vaso. Quando se diz “era uma vez um vaso”, você não está qualificando o vaso em si, mas apenas dizendo que ele existe. Certo, agora pense em adjetivos para ele. Você poderia dizer que se tratada de um “vaso chinês”. Isso falaria sobre que tipo de forma e ornamentos ele possui. Agora se expandirmos para “um antigo vaso chinês”, estamos descrevendo não apenas o tipo do vaso, mas sua idade e uma estimativa de valor. Isto é um Aspecto, ou seja, algo que descreve o que se está descrevendo.

A melhor coisa dos Aspectos é o fato de eles servirem para tudo! Você pode muito bem descrever as várias características de uma personagem com alguns Aspectos, assim como elementos situacionais, como quando a casa “está em chamas!” ou quando o piso é “escorregadio”. Uma condição, como um “ombro rasgado” pelas garras de um monstro, também funcionam como Aspectos. Suas aplicações são das mais diversas, e o Fate Core trás uma boa gama de exemplos de como elas podem ser usadas, inclusive definindo Aspectos gerais para a campanha em si, podendo ser invocados ou compelidos sempre que couber dadas as circunstâncias.


Bem, por hoje eu só queria apresentar os Aspectos e seus usos de forma mais generalizada. Assim que der, trarei novas postagens falando mais especificamente deles e como podem usados não apenas junto Fate Core, mas em qualquer jogo de qualquer sistema que você esteja narrando. Eu até já falei disso numa postagem sobre o uso deles num campanha em 3D&T Alpha, para quem não viu ou não se lembra.

Até and Bye...

Comentários