A cena no ritmo da música

Olá pessoas!
Há quem prefira apenas ficar na preguiça e não usar. Outros até gostariam, mas não sabem como. Eu pessoalmente já usei algumas vezes, e em quase todas elas deu super certo. O que não funciona muito bem é só quando eu tento determinar o tema de uma personagem de jogador, pois assim como o gosto, a música varia com cada indivíduo. Uns podem leva-la muito a sério, outros podem apenas querer zoar, mas no fim ela sempre tem a mesma finalidade: dar o clima certo!

O recurso da música no RPG é algo totalmente opcional, mas todos deveriam usar de vez em quando. Ela é mais fácil de ser empregada em aventuras “nos trilhos”, onde o caminho por onde as personagens passarão está bem definido (bem comum às aventuras usando D&D como sistema), mas não que seja impossível de usar em outros tipos de jogos. Quando você sabe o “caminho”, é mais fácil pensar em que tipos de situações e cenas você como narrador deseja trazer a tona na sua mesa, e é ai que a música ajuda a definir o clima do jogo. Quando bem empregada, uma música tensa pode tornar o ambiente extremamente opressor. Já em combates, ela pode ajudar a tornar as simples rolagens de dados em uma surreal descrição de ação frenética e empolgante! A música pode também ajudar a construir a imagem que você quer passar de algo ou alguém. Imagine quão terrível e megalomaníaco o seu vilão poderia ser caso fosse introduzido a som de “One winged angel”. Ou como a casa do duque seria elegante e suntuosa se ao fundo tocasse “Wood Carving Partita”.


Estes são apenas alguns exemplos baseados nas minhas referências musicais: os games. A meu ver, eles são a mãe de todas as trilhas sonoras empolgantes e diversificadas para jogos de RPG. Muitas vezes, a trilha sonora de um único game pode compor o clima exato do RPG que você tem em mente, isso quando ele não for ambientado no cenário de seu game favorito (meu jogo em Ivalice que o diga). Entretanto, há outros locais de onde extrair boas músicas, como filmes, seriados e animes. Até mesmo músicas de artistas conhecidos mundialmente podem servir, seja um hard rock para combates ou músicas mais melódicas para cenas mais bucólicas. Novamente o seu gosto e dos seus jogadores que definirá as escolhas, mas aqui eu aconselho ouvir Blackmore's Night para músicas medievais, Mostly Autumn para músicas celtas, Epica para um rock mais gótico, e bandas de hard rock é que não faltam, como DragonForce.


Entretanto, o que eu quero apresentar a vocês hoje são dois canais do YouTube de onde você pode tirar músicas belíssimas para o seu jogo. O primeiro deles é o HDSounDI. Voltado apenas para a postagem de músicas “fodas” e com postagens quase diárias, o canal já acumula uma cacetada de músicas empolgantes e lindas, sejam elas mais conhecidas ou criadas por artistas independentes que poucos ou ninguém conhece. O segundo deles é o Peter Crowley Fantasy Dream, um artista independente que já coleciona alguns CDs para download em lojas online e que disponibiliza boa parte das suas músicas mais incríveis em seu canal. Ambos são ótimos locais para caçar músicas para o seu RPG, pode ter certeza!


E não esqueçam: “música, alimento da alma”.
Até and Bye...

Comentários

  1. Olá,

    Faltou mencionar o Nox Arcana e o Immediate Music. :) Mas compositor famoso, Hans Zimmer, Ennio Morricone e John Williams ownam - se o jogo for em um cenário de algum dos filmes trilhados por um deles, melhor ainda.

    Bonanças.

    Atenciosamente,
    Leishmaniose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Leishmaniose
      Hans Zimmer e John Williams são deuses, falta minha não lembrar deles. Immediate Music e mesmo E.S. Posthumus também mereciam ser indicados. O Epica tem um álbum só instrumental que é incrível tb, só não lembro o nome dele agora... A lista é grande, assim como o gosto de cada um. :)

      Até and Bye...

      Excluir

Postar um comentário