World RPG Fest, FATE e Numenera

http://www.worldrpgfest.com.br/
Olá pessoas!
Para quem não sabe um dos melhores eventos de RPG hoje no Brasil está acontecendo este final de semana. Trata-se da Wolrd RPG Fest, ou apenas WRF 2014. O evento ocorre nestes dias 08 e 09 de novembro lá em Curitiba, então corre que dá tempo! E, sem querer aproveitar o embalo de um evento tão importante como esse, hoje de meia-noite começou o financiamento coletivo de dois jogos fabulosos: Numenera e FATE.

http://www.catarse.me/pt/fate
Para quem não sabe, FATE é um sistema de RPG genérico com regras amplas, simples e funcionais. Sua maleabilidade permite a criação de cenários, aventuras e adaptações com grande facilidade, abrangendo os mais diversos gêneros e temáticas de jogos. Como diferencial, ele traz o uso dos dados fate, dados de seis faces especiais com símbolos de +, - e faces em branco; e um sistema de criação de personagens pautado na descrição de suas características, sem se ater às restrições de longas tabelas de atributos. Ele também é um dos RPGs mais jogados na atualidade, o que é impressionante considerando o mercado internacional. Além disso, ele foi o vencedor de vários prêmios, incluindo o melhor jogo e melhor sistema de regras do ENNIES, principal prêmio internacional de RPG. Eu mesmo já falei bastante sobre o FATE no blog. O pessoal da SOLAR editora que trará o FATE para o Brasil, com a qualidade do produto original e muitos extras!

http://www.catarse.me/pt/numenera
Já o Numenera é a atual grande obra do mestre em RPG Monte Cook. Ambientado em um futuro tão, tão distante, ele dá uma nova roupagem à fantasia medieval tradicional, criando algo único, revigorando a imaginação de jogadores de todos os lugares. Os personagens jogadores exploram um mundo de mistérios e perigos para encontrar artefatos abandonados do passado: pedaços de nanotecnologia, a esfera de dados emaranhada entre os satélites ainda em órbita, criaturas biomodificadas e muitos estranhos e maravilhosos dispositivos que dispensam entendimento. Explorar Numenera é descobrir as maravilhas dos mundos que vieram antes; não os mundos em si, mas seus meios de melhorar o presente e construir um futuro. Com regras simplificadas e intuitivas, Numenera permite que os jogadores criem personagens em minutos e enfatiza a história ao invés da mecânica de jogo. E para coroar, ele também ganhou vários prêmios, levando a estatueta do ENNIES como melhor produto do ano e melhor cenário, isso para não falar no segundo lugar como melhor jogo, logo atrás do FATE. Eu também já falei dele por aqui, como o pessoal da editora NEW ORDER bem lembrou lá na página deles, tendo jogado uma das suas espetaculares aventuras prontas e que será traduzida caso as metas sejam atendidas.

Ambos os jogos são espetaculares. Eu adoro o FATE pela sua modularidade e por ser um sistema muito intuitivo. Já o Numenera traz um cenário fabuloso com regras muito simples perto a outros sistemas mainstream que temos por ai (e um livro lindo de morrer, vai por mim). Devo dizer que ambos os financiamentos sendo lançados juntos é uma benção, mas também uma sacanagem para quem anda com o orçamento apertado. Ainda assim, vale a pena todo o investimento que será feito. Por isso mesmo, não deixem de apoiar ambos os projetos para trazermos estes dois fabulosos jogos a terras tupiniquins.

Confira mais informações sobre o WGF 2014 clicando aqui.
Veja a página do financiamento de FATE Básico clicando aqui.
Veja a página do financiamento de Numenera clicando aqui.

Até and Bye...

Comentários

  1. Meus Deus, é muita coisa!, haja grana.. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Eduardo Lima
      Pois é cara! Coisa demais pra mês de menos! Mas são ótimos RPGs e que merecem a nossa atenção. ;)

      Excluir

Postar um comentário